Informação: A falta de comparência sem uma
justificação adequada, pode resultar numa sanção que impeça a inscrição em
futuras atividades por um determinado período.
Este é provavelmente o testemunho que melhor define a Corrida Fim da Europa.
Percorrendo uma das paisagens mais encantadoras de Portugal, a Vila de Sintra – Património Mundial da Unesco, recebe há mais de 30 anos milhares de atletas que ano após ano, no primeiro mês de cada ano, desafiam o misticismo da Serra de Sintra.
As suas características, de inigualável beleza, conferem-lhe o direito de ser considerada entre as 10 primeiras no livro World’s Ultimate Running Races, da Harper Colling Publishers, que destaca as 500 mais emblemáticas provas a nível mundial.
A prova com uma distancia total de 16.945 metros, , quer pela dureza da prova, pelo percurso, como pelas condições climatéricas que, normalmente, se fazem sentir em Sintra no mês de janeiro, a torna ainda mais desafiante no ultimo domingo do mês de Janeiro.
Com partida em plena Vila de Sintra, em frente à Fonte Mourisca, passando junto ao Largo Rainha Dona Amélia, o percurso segue caminho pela Rampa da Penha, Zona Florestal da Peninha, serpenteando a serra de Sintra, entre curva e contracurva os primeiros 4 quilómetros são sempre a subir . Entre o quilómetro 4 e 10 o percurso é oscilante entre subidas e descidas sem grande dificuldade.
Chegando ao quilometro 10 está o que se pode designar por “muro” ou “parede”, em que, rodeado de imponentes árvores, o percurso é sempre a subir ao longo de um quilometro, que na sua fase final da subida atinge os 15 % de inclinação.
A última parte da corrida é sempre a descer ao longo de 6 Km, desfrutando da imensidão do Oceano Atlântico, que serve de anfiteatro da Meta colocada mesmo em cima das arribas e junto ao Farol do Cabo da Roca, o local mais ocidental do continente Europeu.
Como refere a maior obra épica portuguesa de Luís Vaz de Camões "AQUI ONDE A TERRA SE ACABA E O MAR COMEÇA" é onde termina uma das mais antigas provas nacionais.
Transporte de atletas
BUS 1 – transporte a
partir da Azóia com destino ao interface ferroviário da Portela de Sintra,
entre as 7h00 e as 8h30. Os atletas terão de deixar as suas viaturas na Azóia,
a 2,5 Km da linha de chegada (Cabo da Roca), antes do início da prova.
No final da prova estes atletas terão de dirigir-se a pé para o local de estacionamento da sua viatura (ver figura abaixo):
BUS 2 – transporte
depois da prova, entre o Cabo da Roca e o interface ferroviário da Portela de
Sintra, sem qualquer outra paragem. Este transporte só estará disponível até às
13h00.
Em qualquer um dos
transportes facultados pela Organização, os atletas são obrigados a exibir o
seu dorsal no momento da utilização do transporte.
Condicionados pelo número de atletas a transportar no final da prova, os autocarros poderão, eventualmente, ter de efetuar dois percursos entre o Cabo da Roca e Sintra, o que poderá causar algum atraso no regresso dos últimos atletas.
Sports Club |
|
Sports Club |
Gratuïta |
Paseo de la Castellana con C/ Juan Hurtado de Mendoza |
Gratuïta |
Recinto Ferial d'Olot |
Gratuïta |
La Vinya Nova |
Gratuïta |
Boulevard Donostiarra |